Abrão vai para Canaã

Para contar esta história, imprima os personagens que estão no decorrer da história, recorte-os e cole em palitinhos de picolé ou mesmo de churrasquinho (como eu fiz, Foto). Use uma caixa ou bandeja com areia , para ser a terra de Canaã e outra bandeja com areira e alguns matinhos verdes para ser o pasto na terra do Vale do Jordão, ( Foto), você pode usar barracas de tecido , ou mesmo de papel, para fazer as tendas que o povo montava e desmontava (foto).  



Deus apareceu a Abrão, e prometeu que ele seria pai de uma grande Nação, por meio desta Nação Deus vai abençoar todos os povos do mundo.

Abrão era casado com Sarai, e  eles moravam junto com toda a família, pais, tios, primos, irmãos, e eles tinham muitos  ani
mais, camelos, cabras, vacas, ovelhas, etc.

Certo dia Deus  fala com Abrão:
 - Abrão! Saia da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, e vá para a terra que eu te mostrarei.


Oque são parentes? ( Pergunte às crianças) .... É o mesmo  que família, pai, mãe, irmãos, tios, etc.

E Deus falou mais a Abrão, Deus disse assim:
Teus descendentes vão formar uma grande Nação. Eu o abençoarei e seu nome será famoso.

Oque é descendentes? (Pergunte às crianças) .... São os filhos, e depois vem os filhos dos filhos, que são os netos, e depois vem os filhos dos netos, e assim por diante.

Oque é Nação? (Pergunte às crianças) .... É o País, nossa Nação é o Brasil. A Nação que Deus formou com os descentes de Abrão é Israel.

E Deus disse mais a Abrão:
- Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te
amaldiçoarem.

 Isso quer dizer que devemos sempre abençoar aos outros para também sermos abençoados por Deus, não podemos ficar brigando, xingando, gritando, discutindo, e nem fazendo cara feia na tentativa de colocar medo em alguém.

Vamos  fazer cara feia e ver como ficamos?  (Faça caretas com as crianças) .... Logo explique .... Aqui só estamos brincando de fazer careta, mas fazer cara feia com a intenção de deixar alguém com medo de nós. não podemos desejar o mal para ninguém, isto não é de Deus, isto é para maldição, por tanto Deus não gosta.

Deus disse para Abrão, que amaldiçoaria os que o amaldiçoarem, mas abençoaria os que o abençoarem.  Então devemos sempre ser bons com os outros, e sempre fazer coisas boas.

Vamos abençoar uns aos outros sempre ?  Então diga para o coleguinha do lado: - Eu te abençoo. ( Toque na cabeça das crianças e diga: Eu te abençoo. e assim elas deverão fazer o mesmo) Logo explique que: Devemos sempre abençoar e orar pelos outros, mas também devemos sempre fazer o bem para os outros. E assim estaremos abençoando e sendo abençoados por Deus também.

Abrão era obediente à Deus, tinha 75 anos quando partiu da terra de Harã, onde morava com todos os parentes, e levou com ele a sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, levou também todas as riquezas que possuía, levou seus animais, e seus ajudantes ... Foi bastante gente embora com Abão.

 E se foram, caminhando até chegar à Canaã.
 Em Canaã Deus falou novamente com Abrão e disse:
- Eu vou dar esta terra aos teus descendentes.

Então Abrão, sua esposa Sarai, e seu sobrinho Ló ficaram por estas terras, e montaram suas tendas, eles não moravam em casas, eles moravam em tendas,( barracas) . ( neste momento coloque as barracas junto dos personagens) ,  E também eles não ficavam em um só lugar, de tempos em tempos eles montavam e desmontavam suas tendas, e iam de um lugar para outro, tinham de se mudar porque a água e o alimento se tornavam poucos para tanta gente e tantos animais, então eles ficavam se mudando de lugar, para dar tempo da terra produzir mais água e pasto (grama) para os animais.
 
Não havia pastos que dessem para tantos animais, Então um dia Abrão resolve conversar com ló, e eles se separaram, para não precisar ficar mudando tantas vezes de lugar. Abrão diz para ló escolher uma parte da terra onde ele quisesse, e Abrão disse que ficaria em outra parte, distante.

 E Ló então escolheu ir para o Vale do Jordão, pois nessa região tinha muita água e pasto para os seus animais. E assim os dois se separaram. Abrão  ficou em Canaã, e o sobrinho Ló foi para o Vale do Jordão. (O Vale do Jordão chegava até Sodoma e Gomorra,mais tarde tudo foi destruído pelo Senhor) 

  ( se você for fazer a  fala entre os dois personagens:
    Abraão diz:  -----  Ló meu sobrinho vamos conversar. Não temos pasto o bastante para os teus animais e mais os meus , pois são muitos,vamos nos separar , escolha a parte da terra que você quer acampar.
   Ló diz ------ Tio Abrão eu escolho ficar no Vale do Jordão, lá tem bastante água e pasto para os animais.)

 
Depois que Ló foi embora, Deus renovou a promessa a Abrão e fala pela terceira vez:
  - Eu vou das a você e aos seus descendentes toda esta terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os Grãos do pó da terra, assim também não será possível contar os seus descendentes.

   Vamos contar os grãos da terra? ( Pegue uma pitadinha da terra de um dos potes, e diga para as crianças fazerem o mesmo, mostre os grãozinhos da terra, e diga para elas tentarem contar, algumas até tentarão, mas explique que no pote tem mais, e no chão da terra tem uma quantidade infinita de grãos , será impossível contar tudo, e foi essa a promessa de Deus a Abrão, que sua descendência seria impossível contar ,tanto quanto os grãos da terra)

  Continue .... Chamamos Abrão de pai da nação de Israel, pois a promessa de Deus a este povo começou por Abrão. E Deus cumpriu a promessa, ( Mostre uma imagem de Israel)  lá em Israel , onde fica a cidade de Canaã, estão os descendentes de Abrão até os dias de hoje, eles são os Hebreus.


Para a atividade desta história eu escolhi este desenho pelo qual as crianças pintam os personagens,  e colam areia na parte da terra. 
Para colar terra, é só misturar em um recipiente, uma porção de cola branca, para a porção em dobro do areia, (1 colher de cola branca, para duas colheres de areia), misture e cole no papel, como se fosse uma tinta, usando pincel ou o dedo mesmo. 




































-

Nenhum comentário:

Postar um comentário