Parábola das Dez Virgens

    Mateus 25. 1-15

    Para contar esta história, Use bonecos para contar a porte do casamento, você pode usar uma boneca para ser a noiva, crie um vestidinho de noiva, e um véu, ou a envolva em retalho de tecido branco ou renda, dando a ideia de ser uma noiva. Use também algum boneco para ser o noivo, pode ser até um boneco tipo soldado, bonecos que meninos brincam. Se você tiver a Barbie e o Ken, as crianças vão adorar. E para contar a parte das virgens  coloque as luvas que ensino a fazer (mais a baixo está o link) .  Imprima as imagens referente à historia, ou as salve em seu computador, tablet ou celular, e vá mostrando às crianças enquanto conta a história. Pode-se fazer uma casinha ( De E.V.A, ou papel)  que abra a porta, para a hora que as prudentes entram para as bodas com o noivo.



No tempo em que Jesus esteve pregando na terra, algumas vezes ele precisava pregar algo que o povo nunca tinha ouvido falar antes, tão logo não entenderiam a mensagem de Jesus.

Então ele fazia comparações, dando ao povo referências entre o que ele pregava com algum acontecimento da época. E assim o povo compreendia e entendia ao seu ensinamento. Isso se chama Parábola.
Uma das Parábolas que Jesus fez, foi a parábola das dez virgens, que nos fala sobre a expectativa de sua vinda, e o preparo que existe da parte dos crentes.
Nesta parábola, Jesus compara a sua vinda com um casamento, porém de forma como os casamentos aconteciam naquela época, que era diferente de hoje.
Nos dias de hoje, a noiva e o noivo se encontram na igreja, ou em outro local preparado para a cerimônia. Os convidados se deslocam, com antecedência, até o local e chegam antes dos noivos. Mas naquela época os casamentos aconteciam de forma diferente; O} casamento acontecia na casa do pai da noiva, onde ela ficava ali aguardando pela chegado do noivo, que ao sair de casa para ir ao encontro de sua noiva, ele passava por toda a cidade buscando os seus convidados, que ficavam em suas casas, até que o noivo passasse para evá-los. E todos os que eram convidados saíam seguindo o noivo, em forma de quartejo até o casamento.


   Jesus nos fala nesta parábola; Que o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que pegam suas  lamparinas, e saem para encontrar-se com o noivo. Geralmente os casamentos aconteciam à luz do dia, mas o povo carregava consigo as suas lamparinas para iluminar o seu caminho ao anoitecer, pois naquele tempo não existia luz elétrica, tão pouco iluminação pública.

 
Nesta  parábola, temos dez virgens, cinco são néscias e cinco são prudentes.
 Néscia quer dizer: Pessoa descuidada, pessoa sem conhecimento, Sem capacidade, sem coerência, pessoa estúpida, incompetente.
  Prudente significa, pessoa que não procura perigo, pessoa cautelosa, sensata, ajuizada, pessoa que costuma se preparar com antecedência.
 (Neste momento você pode conversar com as crianças sobre estes atributos. Pergunte à elas o que mais pode ser adjetivo para as néscias e para as prudentes .... Ex: néscias , pessoas que mentem, não oram, não leem a Bíblia, não obedecem os pais, usam roupas curtas demais e fazem danças sensuais etc ... Prudentes, oram , gostam da palavra de Deus , obedecem a Deus, aceitam a correção de seus pais e de seus líderes, não mente, não rouba, não briga, não faz fofoca, vai aos cultos , vai na Escola Bíblica, pessoa que não vai a bailes ou lugares perigosos, onde podem ser oferecidos bebidas alcoólicas e drogas, pois também não fazem uso de tais coisas, usam roupas descentes, se divertem sem ofender e nem magoar ninguém, etc ..... ) Mas explique às crianças que mesmo que a pessoa esteja agindo como uma néscia, Jesus ainda a perdoa, se ela se arrepender e começar a agir como as prudentes. Em qualquer história que você falar em pecado, sempre fale às crianças do perdão de Jesus. E que quem transforma o pecador, é o Espírito Santo de Deus. Devemos orar sempre para que, Deus tenha misericórdia, Jesus perdoe, e o Espírito Santo liberte-nos de nossos erros.

Continue a historia            



Ao pegarem suas lamparinas para irem ao encontro do noivo, as néscias não evaram azeite consigo.
No entanto as prudentes, além das lamparinas, levaram também azeite reserva nas vasilhas.

Jesus nos fala nesta parábola, que o noivo  tarda à vir, chegando assim a noite e todas as virgens foram tomadas de sono e adormeceram.
 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: - Eis o noivo! Saí ao encontro.
Pois, era assim que acontecia, na frente do noivo sempre vinha alguém anunciando a sua vinda.

Então ouvindo o grito; todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lamparinas.
  E as néscias disseram as prudentes:
- Dai - nos do vosso azeite, porque as nossas lamparinas estão se apagando.
 Mas as prudentes responderam:
- Não !!! Para que falte a nós e a vós outras .
- Ide, Antes, aos que vendem e comprai-o .

Mas não deu tempo, saindo as néscias para comprar, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas. E fechou-se a porta.
 Mais tarde chegaram as virgens néscias clamando:
Senhor ! Senhor, abre-nos a porta.
 Mas ele respondeu:
 - Em verdade vos digo que não vos conheço.


   * As  DEZ VIRGENS da parábola, representam a nós, a humanidade, todas as pessoas que ansiosos aguardamos pela vinda do NOIVO que é Jesus.


 * O AZEITE ou ÓLEO, representa o Espírito Santo de Deus em nossas vidas, através de nossa oração e obediência a palavra de Deus, enchemos a nossa vasilha reserva.
 Se não orarmos e não obedecermos a vontade de Deus, o Espírito Santo se afasta de nós, e sem o Espírito Santo de Deus, não seremos reconhecidos por Jesus no meio da escuridão.

 * A LAMPARINA representa a Bíblia, que é a palavra de Deus, precisamos conhecê-la e mantê-la em nossos corações, pois é a palavra de Deus, que clareia o nosso caminho, mas precisa de azeite para se manter acesa.

  A parábola conta que todas as virgens carregavam suas lamparinas, mas as néscias carregaram lamparinas, porém lhes faltou azeite. As prudentes levaram azeite reserva. Todas as virgens estavam convidadas para o casamento, todas eram amigas do noivo. Mas se eram amigas de verdade, então porque nem todas estavam preparadas à tempo ( Pergunte Às crianças: - Quem aqui é amigo de Jesus? ... a expectativa é que todas respondam .. EEEEEEU ... porém se alguma criança não responder ou disser que não é amigo de Jesus, então ela precisa de uma atenção especial, pois algo a está incomodando, converse com ela mais tarde, descubra qual é o problema, e ajude-a, peça ajuda para o seu Pastor).

      O noivo se demorando para vir, estará dando mais tempo aos seus convidados para se prepararem, então terão tempo o bastante para que não se esqueçam de nada. Todos deverão estar prontos a tempo, para que a hora que o noivo vier nos buscar não falte ninguém. (Quem é o noivo?) 


    A parábola termina com Jesus dizendo:

    - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. 



 
       Eu contei esta história em duas aulas para as crianças. Na primeira aula eu expliquei O que é Parábola?   E expliquei como aconteciam os casamentos na época em que Jesus esteve na terra pregando . 



  Depois de explicar o que é parábola , 
então contei a história das dez virgens conforme o texto acima. 

 E então para esta aula eu separei esta atividade:  
  Eu separei esta figura que ligando os pontinhos formam uma lamparina, crianças pequenas podem ainda ter dificuldade 
para ligar os pontinhos, mas as crianças maiores e a professora podem ajudá-la.



          

Na segunda aula as relembrei, bem rapidamente, sobre o que é parábola, e como aconteciam os casamentos naquela época. E então nesta segunda aula eu foquei mais na história das Dez virgens, usando os seguintes materiais para contar a história, a lamparina, a vasilha com azeite reserva, a casinha , e as luvas que ensino a fazer neste vídeo.





 E para esta segunda aula eu separei esta figura para as crianças pintarem.
Esta figura representa o momento em que, enquanto as néscias saíram para comprar azeite, o noivo chegou, e as prudentes entraram para as bodas.






















 





   

Um comentário:

  1. Parabéns menina, amei e aprendi mais com vc e as explicações de forma clara p as crianças entenderem...muito obrigada por postar e nos ajudar, principalmente quem está começando , como eu

    ResponderExcluir